Como escolher o melhor acessório para cada ocasião
Saiba como adornos podem se adequar a cada look e ocasião com destaque, mas sem exagero
Os acessórios são peças-chave. Eles conseguem transformar looks sem graça e até virarem os astros do visual, mas também podem estragá-lo, se não forem adequados ou combinarem com aquela produção. E é justamente por terem todo esse poder que os acessórios devem ser sempre escolhidos com sabedoria.
O primeiro fator que deve ser levado em conta, antes mesmo do ambiente em que você vai usar aquele brinco ou bolsa, é o seu estilo. Os acessórios certos para você são aqueles que você gosta, antes de mais nada. O que não quer dizer que você não possa ousar e que não precise considerar outros fatores.
O segundo fator determinante é o local. Mesmo que um acessório seja perfeito e combine com aquela roupa, ele pode não ser adequado para o seu ambiente de trabalho se for muito chamativo, por exemplo. Por outro lado, também não precisa ir com um acessório discreto demais para aquela balada.
Misturar esses dois fatores com diversos outros, como as peças de roupa, o clima e até o seu humor no dia, nem sempre é tarefa fácil. Mas, para não errar feio, é bom ter algumas bases. Fizemos um guia de algumas situações para te ajudar.
Ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é dos que mais pedem atenção na escolha dos acessórios. No meio corporativo, brincos e colares devem ser discretos, pequenos ou médios, num estilo mais clássico. Os relógios não são mais tão necessários depois dos smartphones, mas podem passar boa impressão.
Se você trabalha em um ambiente mais informal, pode até sair um pouco dos clássicos. Mesmo assim, bolsas grandes demais, brilhos e cores chamativas devem ser evitados, exceto se você trabalha na indústria cultural ou algo assim.
As bolsas ou mochilas, inclusive, são acessórios que merecem atenção no ambiente de trabalho. Prefira as clássicas, preta ou marrom, em tamanho que caiba tudo o que você precisa e material adequado. Pode até ser uma mochila, mas ela deve ter um acabamento mais clássico e discreto.
Evento casual
Um passeio no shopping, um almoço com os amigos, um churrasco, os eventos casuais são a categoria mais livre de ambientes porque, em geral, você pode ir como bem entender. Isso quer dizer que os acessórios podem ser tanto chamativos quanto discretos.
Brincos e colares coloridos são perfeitos para ocasiões mais informais e vão muito bem com looks básicos, como jeans e camiseta. Se o evento for durante o dia, os óculos de sol são acessórios estilosos que vão muito bem. Se for à noite, vale inserir também algum acessório com brilho.
Festa social
As festas sociais são uma oportunidade para usar aquele brinco, pulseira e colar cheios de brilho, desde que não sejam demais e acabem pesando o visual. Os conjuntinhos de bijuterias, com a mesma pedraria, podem ser boas pedidas, pois costumam ser pensados para chamar a atenção, mantendo o equilíbrio.
Balada
Assim como o evento casual, a balada é uma oportunidade de usar aqueles acessórios mais ousados, chamativos e até mesmo coloridos. Um brinco grande é praticamente indispensável. O mix de colares também é tendência e é ótimo para realçar blusas e vestidos com decote.
Cintos são outros complementos excelentes para um look de balada, ocasião em que até as fivelas são aceitas. A bolsa não deve ser muito grande e, de preferência, práticas para carregar, como é o caso das transversais.
Praia e piscina
Praia e piscina pedem muitos acessórios. Bolsa que caiba tudo e óculos de sol são indispensáveis. Mas, além deles, brincos e colares complementam o visual com a canga e o biquíni. O body chain também está em alta. Cores e tamanho maxi são bem-vindos. A restrição é checar se o material é resistente à água.
Seja o primeiro a comentar!