Diferenças entre tecidos naturais e sintéticos
Conheça as diferenças entre esses tipos de tecidos e como usá-los a seu favor
A produção de roupas é um tema bastante amplo e que, aos poucos, está caindo no interesse popular, em virtude das novas trends das mídias sociais, especialmente o Tik Tok. Há diversas formas de produzir as roupas, como também diferenças entre os tipos de tecidos e até como higienizá-los com praticidade na máquina de lava-roupas.
Tecidos naturais e tecidos sintéticos diferem na sua constituição e lavagem. A diferença entre eles você vai aprender ao continuar a leitura a seguir. Confira as principais características de cada um e suas singularidades.
O que caracteriza um tecido natural?
O tecido natural é um dos tipos de tecidos usados na confecção de roupas. Eles são conhecidos por serem extremamente confortáveis, resistentes e duráveis. Além disso, eles são originários das fibras naturais (podendo ser de origem animal, vegetal ou mineral).
Os mais conhecidos são o algodão, o linho, a seda e a lã; esses materiais permitem que a pele consiga transpirar, sem gerar muita interferência, por isso, tornam-se mais agradáveis e clássicos.
E o sintético, o que é?
Já o tecido sintético é conhecido por seu toque sedoso e sua agilidade ao secar, sendo produzido unindo matérias-primas e produtos químicos. Logo, são ótimos para confeccionar roupas que precisam estar em constante lavagem, pois secam mais rápido. As fibras sintéticas são as que contém lycra, elastano, poliéster, viscose e até o acetato.
Quais são as diferenças entre esses dois tipos de tecidos?
Cada tecido possui sua característica única, que gera vantagens e desvantagens. No entanto, a principal diferença entre os dois está na sensação e durabilidade do tecido, visto que os naturais tendem a serem mais frescos e duráveis, além de transparecer mais elegância. Já os tecidos sintéticos tendem a exigir uma manutenção mais complexa para que não desbotem ou enruguem.
Vantagens e desvantagens entre os dois tecidos
Os tecidos naturais têm como maior vantagem o conforto e o toque agradável na pele. Já a sua desvantagem é que, por ser de matéria-prima natural, as peças desses tecidos tendem a ser mais caras e amassam com uma maior facilidade, por isso, são consideradas peças nobres.
Já os tecidos sintéticos têm como principal vantagem a facilidade na secagem e seu material mais resistente, ou seja, não desbotam e/ou estragam com facilidade, justamente por terem produtos químicos na sua fabricação. Contudo, por serem mais resistentes e mais grossos, eles retêm muito a transpiração, precisando de mais lavagens e queimando com facilidade.
Cuidados na hora da lavagem dos tecidos
Cada tecido tem sua particularidade. Por isso é preciso ter atenção na hora de comprar uma roupa para que ela seja lavada e conservada da forma correta. No caso dos tecidos naturais, a lavagem precisa ser mais delicada, por isso, a recomendação é que seja lavado na mão ou no ciclo mais suave da máquina de lavar, utilizando sabão neutro e água morna (nunca quente).
No entanto, não são todos os tecidos naturais que exigem essa delicadeza, o algodão, por exemplo, é um tecido natural que exige apenas a separação das peças coloridas e brancas, além de água fria na lavagem (no caso das máquinas de lavar) e/ou na mão.
Já os tecidos sintéticos são mais tranquilos para lavar, no entanto, não se pode colocar alta temperatura nem no modo agitado da máquina.
No caso de dúvidas, leia sempre as instruções que vêm nas etiquetas, pois evita que se perca alguma roupa. As peças geralmente apresentam um símbolo para mostrar a maneira mais adequada. Caso exija uma lavagem mais delicada, busque um profissional capacitado para lavar aquela peça de roupa, especialmente as que são feitas de tecidos naturais, como a lã, a seda e até mesmo o tricô.
Seja o primeiro a comentar!