Tendências de perfumes para sair do trivial em 2023

Tendências de perfumes para sair do trivial em 2023

O poder das fragrâncias de levar a lugares sem mesmo sair de casa

O mercado oferece muitas fragrâncias que agradam a todos os gostos e exalam aromas capazes de transportar aos olfatos o frescor da praia, ou passar a sensação de uma estação, bem como trazer ainda muitas emoções de uma época repleta de memórias vívidas de uma pessoa ou em momento especial. 

Seja dentro das diversas essências presentes na perfumaria nacional ou internacional, os perfumes, com certeza, têm o poder de nos fazer viajar mesmo sem sair do lugar. Acompanhe o texto na íntegra para descobrir sobre o universo dos aromas! 

Sobreposição de perfumes: o que é layering?

Mesmo que a maioria dos consumidores utilize um mesmo perfume, sabemos que devido a fatores como a alimentação, uso de remédios e até mesmo a hidratação que cada pele possui, o cheiro modifica. Por isso, a sobreposição de perfumes é muito recorrente. 

Dessa forma, já ouviu falar sobre o layering? Não?  Trata-se de uma técnica da perfumaria, na qual é possível construir camadas na pele com diferentes fragrâncias. Essa prática é utilizada, principalmente, por pessoas que moram em lugares muito quentes, já que ela é capaz de prolongar ou intensificar os seus aromas favoritos. 

Para quem deseja criar um aroma exclusivo seu, a sobreposição é uma excelente forma. A especialista Helen Augusto traz dicas de como suavizar uma fragrância muito forte para o seu gosto, ela afirma que basta “aplicar uma opção mais fresca por cima”. 

Segundo a especialista, aqueles que desejam alterar o cheiro de algum perfume, ou dar um toque de exclusividade, uma maneira de fazer isso é utilizando “duas fragrâncias, mas há quem utilize três ou quatro” a fim de alterar a essência.

Por que as fragrâncias são comparadas a uma viagem?

Com a pandemia, essa alquimia ganhou proporções maiores do que o esperado. No momento em que ninguém podia sair de casa, uma forma de visitar lugares e acessar recordações eram por meios dos perfumes, mas isso tem uma explicação.

O olfato está ligado diretamente ao sistema límbico, também conhecido com o cérebro emocional, relacionado às emoções. Assim, é natural ao sentirmos algum cheiro nos pegarmos a lembranças tanto boas quanto ruins e lembrarmos de pessoas e lugares que estejam guardadas na nossa memória. Portanto, as fragrâncias foram grandes aliadas durante o isolamento, o que  surpreendeu positivamente a indústria de perfumaria. 

É o que apontam os dados levantados pela NPD Group, nos primeiros meses de 2021 nos Estados Unidos, o consumo de perfumes chegou a 82% no total de vendas a mais do que em 2020 no mesmo período, quando comparado antes da pandemia em 2019, representando um crescimento de 35%. Isso porque os aromas possuem alto poder de proporcionar às pessoas experiências de novos lugares como incentivar as lembranças dos antigos.

Diversas fragrâncias: 3 tendências em alta

Seja nos produtos nacionais ou internacionais, os perfumes são ótimos para despertar sensações, revivendo doces memórias. Dentre as diversas tendências oferecidas, podemos experimentar desde as que permeiam os gostos daqueles que se deleitam com os aromas refrescantes da natureza, aos perfumes brasileiros e aos unissex.

Perfume de nicho 

A perfumaria de nicho são perfumes únicos, pois possuem a criatividade e a liberdade do fabricante. Os produtos são exclusivos e limitados, o que forma uma verdadeira essência de perfume únicos. Para fazer parte do nicho, é necessário atender a alguns requisitos como apresentar excelentes qualidades, ser composto por ingredientes raros, assim como possuir uma fórmula autêntica. 

É o tipo de fragrância que está conquistando o mercado brasileiro e exterior, pois as pessoas que apreciam esse tipo de perfume buscam uma assinatura única, luxuosa e com qualidade superior das tradicionais.

Perfumes sustentáveis

Hoje em dia, a sustentabilidade é uma realidade para o mundo industrial. O mercado da perfumaria se compromete com a redução do impacto ambiental, buscando utilizar ingredientes que não agridam o meio ambiente, assim como o reaproveitamento de embalagens. Dentro das marcas sustentáveis se encontram: 

  • L’Eau Rouge, Linha número 1º  da Chanel –  os rótulos são impressos com tintas orgânicas e a tampa é produzida com material de origem biológica;
  • My Way, Georgio Armani – reaproveitamento dos refis;
  • Naturelle, da Chloé – substituição do álcool tradicional por um de origem natural e água.

Perfumes Unissex 

Especialistas explicam que tecnicamente falando não há distinção entre perfumes masculinos e femininos, essa separação ocorre mais no meio do marketing. Historicamente, os perfumes unissex tiveram início em 1994 com o CK One da Clavin Klein. Atualmente, mais marcas apostam cada vez mais em fragrâncias sem gênero, e na composição experimentam as essências cítricas, as com aroma de rosas e amadeiradas.

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