Y2K: como a tendência dos anos 2000 está de volta nos looks?
Saiba tudo sobre esse estilo que voltou com tudo.
Óculos com lentes coloridas, cintura baixa, pochete e gloss labial cremoso. Além de serem a definição ideal para os looks da Britney Spears, essas também são peças do Y2K. A moda voltou e os que jovens aderiram a ela passaram a comprar roupas com essa estética e até mesmo estilizar as antigas, que estavam guardadas há anos.
Para quem ainda não conhece o termo, o Y2K é basicamente sobre os looks e “modelitos” usados nos anos 2000. A sigla significa year two thousand, literalmente “anos dois mil”.
O nome ficou famoso na época pelo conhecido “bug do milênio”, em que as pessoas achavam que na virada entre os anos 1999 e 2000, todos os sistemas computadorizados entrariam em pane.
As roupas e acessórios que eram febre entre os jovens no início do século estavam nos looks de artistas e celebridades internacionais como Paris Hilton, Christina Aguilera, J-Lo, Justin Timberlake e vários outros. E como no mundo da moda as tendências vêm e vão, o Y2K está de volta, muito mais estilizado, com uma nova roupagem e totalmente atualizado.
A viralização do Y2K
As redes sociais tiveram um papel fundamental para a volta do estilo. O Tiktok, por exemplo, foi um dos grandes canais de propagação: já são mais de dois milhões de visualizações na hashtag Y2K na plataforma. Além disso, diversos usuários e influenciadores usam a rede para promover os looks neste estilo, ganhando ainda mais visibilidade.
Nas outras mídias sociais não é diferente. O termo “estilo Y2K” ficou em segundo lugar nas buscas do Google Trends em 2020. Não à toa, o movimento voltou com tanto peso que ganhou adeptos em todo o mundo.
Celebridades e os looks Y2K
A tendência não afetou apenas os adeptos à rede social: diversas celebridades passaram a usar modelos Y2K em 2020 e 2021. Alguns artistas que estiveram no auge dos anos 2000, como Britney Spears e Paris Hilton, ainda utilizam muitos looks do estilo.
Mas famosas que fazem parte da geração mais nova também têm aderido aos “modelitos”, gerando ainda mais relevância e comentários. Entre elas: Dua Lipa, Kylie Jenner, Kim Kardashian e Anitta.
Y2K versão 2020 e suas peças
O estilo voltou de forma atualizada, seguindo padrões mais modernos e repaginados. Agora, o que se vê é uma estética um pouco mais urbanizada, com o Y2K presente em itens e detalhes, não estando necessariamente no look completo.
A ideia da volta da tendência é ressignificar valores, desmistificar padrões de beleza, trazer autenticidade e personalidade a algo que foi tão marcante na moda em todo o mundo. Mostrar a evolução da moda e da sociedade é algo que ocorre naturalmente em processos como esse.
Os itens que outrora passaram a ser considerados “cafonas” e “bregas”, hoje tomam outra roupagem, trazendo até um sentimento de afeto às peças. Entre os modelos mais presentes na nova versão do Y2K estão:
Jeans de cintura baixa
A peça fica abaixo do umbigo e pode ser encontrada em vários modelos e formatos, do mais justo ao mais largo. Geralmente, usa-se um cinto para dar um toque especial ao look.
Cardigã cropped
Antigamente eram conhecidos como “bolero” e hoje têm uma nomenclatura diferente. Mas a ideia é a mesma: casaquinhos leves e curtos. Se forem felpudos ou fofinhos e tiverem amarrações e botões, ficam ainda mais próximos do estilo original.
Conjunto esportivo
Essa foi uma das maiores tendências, sobretudo no contexto de crise sanitária. São roupas de academia que combinam, sejam nos tons ou tecidos. Diversas marcas de renome, como Adidas e Nike, lançaram coleções de modelos assim.
Bolsa baguete
Práticas e muito em alta, as bolsas baguete são as queridinhas das influenciadoras. São um dos grandes símbolos do Y2K e foram eternizadas pela personagem Carrie Bradshaw, de Sex and the City. Geralmente são bem pequenas e usadas debaixo do braço.
Grampos e presilhas de cabelo
Acessórios garantem o toque final em qualquer estilo. Nos looks Y2K não é diferente. Os grampos e presilhas estilizadas dão um diferencial para o outfit e ainda auxiliam nos penteados, que também são uma marca do estilo.
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